Como participar

Os projetos devem enquadrar-se numa das seguintes áreas de estudo: Biologia; Ciências da Terra; Ciências do Ambiente; Ciências Médicas; Ciências Sociais; Economia; Engenharias; Física; Informática/Ciências da Computação; Matemática, Química e Bioeconomia.

Na área da Bioeconomia os projetos devem basear-se no uso de materiais biológicos renováveis provenientes de plantas, animais ou micro-organismos, para aplicação nos seguintes domínios: a) Segurança alimentar, nutrição e saúde; b) Produção de materiais não alimentares inovadores.

Os projetos que envolvam experiências com animais vivos só serão aceites em animais invertebrados ou vertebrados não humanos, quando a experimentação não invasiva tiver sido conduzida.

Os projetos devem ser submetidos eletronicamente até 23 de abril de 2019, através do preenchimento do seguinte formulário.

Cada escola poderá submeter até um máximo de 6 trabalhos.

Durante a candidatura os jovens devem preencher o formulário on-line e anexar o projeto de acordo com as seguintes indicações:

– Identificar claramente a área do estudo (área cientifica);

– Apresentar um sumário (abstract) de uma página A4 contendo os aspetos mais relevantes do projeto (palavras-chave, objetivos, metodologia, observações e conclusões);

– Apresentar um relatório escrito com um máximo de 10 páginas A4, em ficheiro pdf. (máximo de 3MB);

– Os relatórios deverão apresentar a forma de um artigo científico, apresentando a seguinte estrutura 1) introdução/revisão bibliográfica, 2) material e métodos, 3) resultados, 4) Discussão, 5) Referências bibliográficas. A não apresentação da estrutura referida no ponto anterior resultará numa penalização na avaliação. Os relatórios deverão ter em conta aspetos básicos da investigação científica tais como a) colocar e testar uma hipótese; b) utilizar controlos; c) não cair na tentação de extrapolar conclusões que não podem ser inferidas a partir das experiências; d) não apresentar conhecimentos adquiridos na literatura como se fossem descobertas originais.

– Poderão ainda apresentar anexos como fotografias, desenhos, gráficos e vídeos (máximo de 10MB);

– Redigir uma descrição simples e clara do trabalho para incluir catálogo oficial da 13ª Mostra Nacional de Ciência (máximo de 10 linhas).

O trabalho deverá ser escrito em português. No entanto, os premiados que venham a participar na final europeia devem, até ao início de junho, entregar o projeto traduzido para inglês.